quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TECNOLOGIA & EDUCAÇÃO:

Uma reflexão sobre a tecnologia como ferramenta de trabalho.¹

BASTOS, Gilmar Carvalho.
Professor da rede Estadual de Ensino (Escola Fernando Corrêa) em Três Lagoas - MS



Tecnologia, ouvir esta palavra em épocas passadas, era sinônimo de curiosidade em relação a épocas futuras, pois remetia a coisas, objetos, aparelhos que fazia de muitos de nós, “viajantes”, pois vagueávamos no mundo de nossa ilimitada imaginação, pensávamos em grandes máquinas que pudessem fazer quase tudo sozinha, um meio, um uso, que no futuro estariam de forma direta nos auxiliando nos afazeres domésticos, em especial em nosso trabalho. O que Alberto Santos Dumont deve ter pensando, parado, raciocinado em relação a aliar sonho com tecnologia e alcançar o seu tão grande sonho de voar, mesmo que fosse por meio de um outro objeto, ou máquina, pode ser confirmado pelas inúmeras tentativas frustradas, deste grande brasileiro.
Mas não precisamos nem olhar no horizonte para enxergarmos o futuro, pois ele não está distante, não está mais aquém de nossos olhos, não se encontra em um horizonte sem fim, pois o futuro é hoje! Futuro pode ser sinônimo de tecnologia, porquê não? Quem nunca ligou tecnologia ao futuro? Partindo deste principio, não é mero conto de fadas acreditarmos, que vivemos na geração da auto-tecnologia, ela já não faz apenas parte de nossos sonhos, de nossa imaginação, ela é parte de nosso dia-a-dia.
E como educadores, temos feito uso dessa tão importante ferramenta chamada tecnologia? Olha tradicionalismo é bom, porém podemos dizer que, o educador tradicional, que desenvolve seu trabalho, e usa como ferramenta a tecnologia, é o super professor. Quem poderia discordar de que, o educador que usa os mais diversos meios tecnológicos, para enriquecer suas aulas, transmitir conhecimento e usando TV, computadores, e outros meios, está de forma bem mais fácil, conseguindo despertar interesse de um número bem maior de seus alunos, do que se este ficasse com as já antigas e conhecidas ferramentas, no qual podemos destacar o giz e o livro. Infelizmente encontramos muitos colegas educadores num estado de letargia, onde qualquer problema é um fator desmotivador, este se torna um obstáculo, para que ele procure outros meios de colocar em prática educação.
Cabe a nós hoje, lutarmos por uma educação inclusiva, não nos deixarmos vencer pelas frustrações, o vídeo mostra tantas tentativas que foram um verdadeiro desastre, porém podemos dispensar qualquer comentário, sobre o que Santos Dumont conseguiu ao colocar em pratica sonho, vontade e tecnologia, os céus, podem testemunhar a favor este sonhador, que conseguir tornar sonho em realidade.


¹ Baseado no filme “Santos Dumont- Do sonho aos Ares”, disponível em http://videolog.uol.com.br

Nenhum comentário: